Em mais um movimento que amplia a tensão
diplomática entre os Estados Unidos e o Brasil, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação imediata dos vistos concedidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a seus familiares e aliados próximos.
A medida foi anunciada por Rubio por meio das redes sociais. Segundo ele, a decisão atende a uma diretriz do presidente Donald Trump, que acusa Moraes de atuar de forma autoritária em processos que envolvem censura e perseguição política.
“Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados na corte, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, afirmou Rubio em publicação oficial.
O secretário destacou que o governo Trump considera inaceitável a atuação de autoridades estrangeiras que promovem restrições à liberdade de expressão — valor protegido pela Constituição americana. “Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros envolvidos na censura de expressão protegida nos Estados Unidos”, declarou.