Offline
MENU
EM CONSTRUÇÃO
Apresentador da Globo mostra reprovação a Lula defender soberania da Venezuela com o invasor da Ucrânia
Por Agostinho Alcântara
Publicado em 16/01/2026 07:11
Internacionais

O novo apresentador da rede Globo, César Tralli, chamou a atenção do público ao demonstrar irritação durante a edição do Jornal Nacional exibida na quarta-feira (14), ao comentar uma conversa telefônica entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O jornalista deixou transparecer o que milhoes de brasileiros pensam, reprovando a conduta de Lula. Quando estava dando a noticia, Cesar evidenciou isso em seu tom de voz e na expressão facial. O motivo teria sido o fato de Lula e Putin defenderem, durante a conversa, a soberania da Venezuela, mesmo com a Rússia sendo responsável pela invasão da Ucrânia, país cuja soberania foi violada no conflito iniciado em 2022.

Durante a apresentação, Tralli informou que o presidente brasileiro conversou com o líder russo e que ambos trataram da situação venezuelana, afirmando a necessidade de reduzir tensões na América Latina. Em seguida, o jornalista destacou que, conforme os relatos divulgados pelos dois governos, não houve menção à invasão da Ucrânia, conflito que elevou a instabilidade na Europa ao maior patamar desde o fim da Guerra Fria.

A postura do apresentador repercutiu muito positivamente nas redes sociais, aonde parte do público interpretou a fala como um tom crítico ao governo Lula. Por outro lado, esquerdistas passaram a criticá-lo e, já tem quem aposte que o mesmo será afastado ou receberá advertências da direção da emissora.

Para  estudiosos em direito internacional e comportamento entre países, a atitude de Lula é mais uma demonstração de uso de "dois pesos e duas medidas". Ou seja, está preocupado com a soberania da Venezuela, mas não se preocupou com a soberania da Ucrânia. E o pior, foi discutir soberania exatamente com um presidente tido como ditador e que causou a invasão da Ucrânia.

Comentários