Segundo o comunicado oficial, o Papa Francisco faleceu às 7h35 da manhã desta 2ª feira (21). no horario do Vaticano. Hora de Brasilia 02;35hs.. O cardeal Farrell declarou: “Com profunda dor, devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francesco. O Bispo de Roma Francesco voltou à casa do Pai”.
Uma vida dedicada ao serviço
O camerlengo destacou a dedicação do pontífice ao longo de sua vida: “Sua vida inteira foi dedicada ao serviço do Senhor e à sua casa. Nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universais, em modo particular a favor dos mais pobres e marginados”.
Francisco, conhecido por sua voz em defesa dos pobres e por suas reformas na Igreja Católica, deixa um legado de mudanças significativas na instituição.
Seu pontificado foi marcado por gestos de humildade e por uma abordagem mais inclusiva e misericordiosa.
PRAÇA VAZIA
Em um gesto absolutamente inédito, o papa Francisco deu a benção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo) aos cerca de 1,3 bilhão de fiéis católicos que, confinados em suas casas, enfrentavam o medo, a ansiedade e a perda de entes queridos.
No dia 27 de março de 2020, o fotógrafo italiano Guglielmo Mangiapane enfrentou o frio para se espremer com sua câmera junto à cerca que separa o Vaticano da Itália. O silêncio era tamanho que, de acordo com ele, tudo o que se podia escutar era o som da chuva. E a lamúria das gaivotas.
Ele tinha a missão de registrar um momento único na história do Vaticano: o papa orando sozinho diante de uma imensa e totalmente vazia Praça de São Pedro.Naquele final de março, a pandemia de covid-19 já assolava a Itália e começava a se espalhar pelo mundo.
Em um gesto absolutamente inédito, o papa Francisco deu a benção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo) aos cerca de 1,3 bilhão de fiéis católicos que, confinados em suas casas, enfrentavam o medo, a ansiedade e a perda de entes queridos.
A imagem do papa Francisco orando sozinho, em um cenário escuro e algo desolador, foi um dos momentos mais marcantes do seu papado.
Para muitos, talvez tenha sido o mais emblemático deles. E Mangiapane, que trabalha para a agência Reuters, foi um dos responsáveis por eternizá-lo.
"Nós começamos a planejar a cobertura do evento assim que recebemos a notícia de que o papa daria uma benção Urbi et Orbi especial pelo fim da pandemia", conta o fotógrafo.
"A praça estava quase completamente vazia a não ser por alguns gendarmes [guardas] do Vaticano e outros profissionais da imprensa. Como eu não podia entrar na Praça de São Pedro, tentei chegar o mais próximo possível da cerca e me movimentei para evitar alguns postes de luz que bloqueavam a visão."

Membros da pequena comunidade cristã de Gaza disseram estar “de coração partido” nesta segunda-feira (21) com a morte do papa Francisco.O pontífice fez campanha pela paz no território devastado e falou com eles por telefone todas as noites durante a guerra.
Em todo o Oriente Médio, cristãos palestinos, libaneses e sírios, tanto católicos quanto ortodoxos, elogiaram o envolvimento constante de Francisco com eles como uma fonte de consolo em um momento em que suas comunidades enfrentavam guerras, desastres, dificuldades e perseguições.