Estudante chavalense Rafaelle da Silva Oliveira, medalha de Ouro na 18° OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas Brasileiras, que também é escritora, fez um alerta para os problemas existentes no ambiente escolar, no tocante ao bullying.
Com apenas 13 anos e concorrendo com quase 18 milhões de estudantes, foi uma dos 600 alunos a receber o prêmio maior da competição em 2023, após ter sido medalhista de bronze na edição de 2022.
Seu feito, que teve grande repercução, após entrevista concedida a Rádio Pontal FM em Chaval e retransmitida para mais de 50 emissoras do Ceará, marca um importante momento nas discursões sobre o bullying e outros problemas no ambiente escolar.
Convicta de que o problema é geral e não especificamente de determinadas escolas, ela mostra esperança na conscientização das autoridades e sociedade como um todo, para mudarem esse quadro, que ela classifica como "tóxico" e bastante prejudicial psicológicamente e intelectualmente, na formação de nossos estudantes.
A Rádio Pontal FM, parabeniza "Faele", (como carinhosamente gosta de ser chamada), por todo o brilho que ela está proporcionando ao ensino de seu município, mas principalmente pela grande contribuição que está dando a toda comunidade estudantil brasileira.