O Ferroviário garantiu vaga na semifinal do Campeonato Cearense ao passar pelo Iguatu e enfrentará o Ceará. Serão dois jogos, nos dias 10 e 17, que definirá um dos finalistas do Campeonato Cearense.
O Clássico da Paz é espetacular para o campeonato, aquele que já foi chamado de Clássico das Multidões até a decada de 70. O duelo tem mais de 80 anos de história.
É muita tradição envolvida, neste clássico que recentemente decidiu o Estadual de 2017, vencido pelo Vovô, e foi duas semifinais em 2020 e 2021, com o Ceará também levando a melhor.
Cenário do Clássico
Serão 8 dias dias até o jogo de ida das semifinais, com o Ferrão podendo se preparar, sem jogos no calendário, enquanto o Ceará fará um jogo de suma importância pela Copa do Nordeste, no dia 6, diante do Bahia, no Castelão.
Para o Ferrão, é também manter a confiança intacta, já que vem de duas classificações: na quarta-feira pela Copa do Brasil e no domingo pelo Campeonato Cearense.
Para o Ceará, é encontrar rapidamente um equilibrio ofensivo e defensivo. Se por um lado a equipe marca muitos gols, também sofre (e todos no 2º tempo). O técnico Vagner Mancini ainda não encontrou este equilíbrio em campo, como provam os empates frustrantes contra Altos e ABC pela Copa do Nordeste, este último quando vencia por 2 a 0 no Castelão, e com dois tempos tão distintos como no Classico-Rei, de grande domínio ao fazer 2 a 0 no 1º tempo, mas passando a ser dominado na etapa final, sofrendo a virada só empatando no último lance.
A atuação do Ceará diante do Bahia dirá muito como o time chegará para o Clássico da Paz. Se a equipe reagir e vencer bem um grande adversário de Série A, o Vovô chegará muito forte e confiante para o Clássico, aumentando ainda mais seu favoritismo. Se tropeçar, a pressão aumentará ainda mais em Porangabuçu e o Ferroviário pode se aproveitar disso