O governo de Lula da Silva começou a lotear politicamente a Petrobras, diz o jornal Estado de S. Paulo neste sábado (05/08). O método de ocupação política de empresas estatais foram uma das marcas dos governos petistas de Lula e Dilma.
Segundo o Estadão, o PT articula a nomeação do assessor de uma deputada estadual do partido para uma subsidiária da companhia. João Silveira, assessor parlamentar da deputada estadual Leninha (PT/MG) é o indicado do partido para assumir a Petrobras Biocombustível S/A (PBio).
Ele substituiria Rodrigo Leão, atual comandante da empresa que é o pilar da estratégia de descarbonização da Petrobras. A nomeação de Silveira “integra um pacote de cargos do partido para postos econômicos”, diz ainda o jornal.
O Senador Ciro Nogueira (PP/PI) ironizou a medida: “Indicação de assessor de deputada do PT para subsidiária? O Brasil voltou! E da última vez deu no que deu”. Ciro se refere às consequências do método de ocupação da petroleira que culminaram nos maiores escândalos de corrupção da história, combatidos pela Operação Lava Jato.
FORTE QUEDA NA BOLSA
As ações da Petrobras tiveram forte queda nesta sexta-feira (04/08) e derrubaram o índice Bovespa. A companhia anunciou o lucro a ser distribuído entre os acionistas com uma redução de 83% em relação ao mesmo período de 2022.