Teve início nesta quarta-feira (20), no Parque de Exposições Pedro Alexandrino, em Tauá, a 17ª edição do FestBerro, maior evento de ovinocaprinocultura do Ceará. A programação segue até domingo (24), reunindo mais de 100 expositores e cerca de 500 animais em uma iniciativa que alia tradição, negócios e desenvolvimento regional.
A feira abrange múltiplas atividades que vão além do mercado agropecuário, como festivais culturais e gastronômicos, feira da agricultura familiar e da mulher empreendedora, além de apresentações musicais com artistas de destaque nacional.
Relevante na região dos Inhamuns, Tauá é protagonista no setor. O município responde por 35% da produção estadual de ovinos e caprinos, contribuindo significativamente para a cadeia produtiva que posiciona o Ceará como o terceiro maior criador de ovinos do Brasil.
“A atividade impulsiona a cadeia produtiva, gera renda e oferece uma série de oportunidades de trabalho para toda a região. Eu tenho muito orgulho das minhas raízes”, destacou a deputada estadual e vice-prefeita eleita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, autora da Lei 18.546/2023, que deu a Tauá o título de Capital Cearense do Carneiro.
A prefeita Patrícia Aguiar aproveitou a solenidade de abertura do FestBerro para destacar a eficácia do programa Tauá Agro Produtivo, criado ano passado, que incluiu capacitação e a inserção de novas tecnologias para o fortalecimento da agricultura local.
“Nós já estamos vendo os resultados, porque sabemos que esse setor gera emprego e renda para milhares de famílias., e o FestBerro mostra isso. É uma construção coletiva”, disse Patrícia.
O deputado federal Domingos Neto enfatizou a dimensão nacional do evento, que atrai participantes de diferentes estados e fomenta negócios em escala crescente.
Ele lembrou ainda que o município abriga iniciativas importantes como o curso público de Medicina Veterinária e o abatedouro com certificação estadual, passos fundamentais para agregar valor à produção local.
Domingos Filho, presidente estadual do PSD, contextualizou a evolução do FestBerro, que começou como uma feira local e hoje reflete a resiliência e o empreendedorismo do sertanejo.
“É a prova que o homem é do tamanho dos seus sonhos e o FestBerro mostra a superação das dificuldades do homem sertanejo dos Inhamuns”, disse.
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Moisés Braz, representando o governador Elmano de Freitas, destacou a grandiosidade do FestBerro.
“Eu trago uma mensagem do governador Elmano de Freitas, que é o compromisso de estimular e incentivar ações, como esta da prefeita Patrícia Aguiar, em valorizar a agropecuária com a realização do FestBerro”, garantiu.
Além da feira de negócios e exposições, o FestBerro é palco do Festival Cultural Terra dos Inhamuns, uma celebração da cultura sertaneja que promove integração e troca de experiências. Na área musical, grandes nomes do cenário nacional sobem ao palco durante os dias do evento, consolidando Tauá como destino de entretenimento e lazer.
O FestBerro 2024 não é apenas um marco para o setor agropecuário, mas um símbolo de como iniciativas integradas podem transformar realidades, gerando renda, oportunidades e reconhecimento para o sertão cearense.