O futebol cearense vive um dos capítulos mais difíceis de sua história neste domingo (7). Ceará e Fortaleza foram rebaixados simultaneamente para a Série B de 2026, encerrando uma sequência de nove temporadas seguidas com pelo menos um representante do estado na elite nacional.
Com a queda, os dois clubes passam a integrar uma competição tradicionalmente acirrada, que contará com outras 18 equipes. Juventude e Sport completam o grupo dos rebaixados da Série A e, assim como os cearenses, iniciarão a Série B com maior receita, mas com a necessidade de reorganizar o orçamento para a realidade da competição.
A edição anterior da Série B mostrou o nível de competitividade que Ceará e Fortaleza vão enfrentar: em 2025, o campeão Coritiba foi definido apenas na última rodada, acompanhado pelos acessos de Athletico-PR, Chapecoense e Remo.
Calendário da Série B 2026
De acordo com o novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Série B de 2026 começará em 25 de março e seguirá até 28 de novembro. Haverá uma pausa durante a Copa do Mundo da Fifa, marcada para junho e julho.
Impacto na Copa do Brasil de 2026
O rebaixamento de Ceará e Fortaleza também alterou o número de vagas cearenses na Copa do Brasil do próximo ano. O estado terá quatro representantes na competição.
Se tivessem permanecido na Série A, ambos garantiriam vaga direta para o torneio nacional. Com a queda, passam a disputar a Copa do Brasil por meio das vagas destinadas ao Campeonato Cearense.
Vagas cearenses para a Copa do Brasil 2026
-
Ceará – vaga via Campeonato Cearense
-
Fortaleza – vaga via Campeonato Cearense
-
Maracanã – terceiro colocado do Estadual
-
Tirol – campeão da Taça Fares Lopes
Como não estão mais na elite, Ceará e Fortaleza iniciarão sua participação logo na primeira fase da Copa do Brasil, assim como Maracanã e Tirol. A previsão da CBF é que a competição comece em 18 de fevereiro de 2026.