Offline
Após fazerem policiais penais reféns detentos tentam fugir de presídio em Itaitinga
Policial
Publicado em 04/08/2024


Um grupo de 22 detentos tentou fugir da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP 2), emItaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite deste sábado (3). Três agentes teriam sido feitos reféns, segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-CE). 

Na noite de sábado, as informações eram de que a fuga havia sido efetivada. No começo da madrugada deste domingo (4), em vídeo compartilhado em redes sociais, o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, afirmou que se tratou de uma tentativa de fuga.
Conforme o titular da SAP, um preso foi baleado e encaminhado a uma unidade de saúde. "Para tranquilizar a população, não fugiu ninguém da UP2, foi uma tentativa de fuga, 22 internos, os policiais colocaram eles para correr de volta, um preso foi baleado, está no hospital, está fora de perigo, o policial fez o que devia fazer", disse Albuquerque. 

POLICIAIS FORAM REFÉNS, DIZ SINDICATO 

Segundo a presidente do Sindppen-CE, Joelia Silveira, a ocorrência teria sido por volta de 19h20, no momento em que um policial penal trancava um detento na cela 21, da ala D, e foi surpreendido com violência.

"O policial levou um mata-leão. Logo em seguida, foi algemado com 'cossoco' (espécie de faca artesanal). O policial foi amordaçado com mais de 30 presos", relatou Joelia, citando que uma pistola foi encontrada com presos.

Outros dois agentes da UP 2 também teriam ficado em poder dos presos, conforme a policial penal. Joelia disse ainda que os três policiais foram liberados e "estão bem", mas com "lesões e escoriações". 

Diário do Nordeste solicitou informações à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-CE) e à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Esta matéria será atualizada mediante retorno das duas Pastas estaduais. 

Comentários