Offline
Faec acusa Funceme de causar prejuízo aos pequenos produtores
Tecnologia
Publicado em 18/07/2024

Presidente da Federação da Agricultura, Amílcar Silveira, diz que agricultores deixaram de plantar mais porque prognóstico da Funceme era de seca para este ano. E choveu 20% acima da média.

Atenção! A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) divulgará, nesta semana, uma nota pública posicionando-se diante do que seu presidente, Amílcar Silveira, considera um erro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em conversa com esta coluna, ele disse que muitos produtores rurais, de pequeno e grande portes, amargaram prejuízos neste ano porque, obedientes aos conselhos da Funceme, reduziram ao mínimo sua área plantada. Mas, em vez de pouco chuva, como previa a Funceme, o que houve no Ceará foram precipitações acima da média histórica.

O presidente da Funceme, Eduardo Martins, transmitiu a esta coluna uma nota, explicando que sua previsão – feita em novembro do ano passado e renovada em janeiro deste ano –  estava em linha com a dos centros mundiais de monitoramento do clima.

“A Funceme errou e tem de reconhecer o seu erro. A Faec vai posicionar-se sobre o assunto para que um erro assim não mais aconteça. Foram muitos os produtores rurais que deixaram de plantar porque acreditaram no relatório da Funceme divulgado em janeiro. Eu sou um dos prejudicados. Deixei de plantar porque acreditei no prognóstico da Funceme, segundo o qual haveria seca. Aconteceu o contrário, pois tivemos chuva 20% acima da média histórica”, disse à coluna o presidente da Faec.” 

Comentários